Site em WordPress: porque o seu site precisa ser em WordPress?

Antes de explicar essa questão fundamental de porque sua empresa precisa ter um site em WordPress, vamos começar contextualizando essa pergunta que não quer calar.

Ao longo dos anos, o mercado vem acompanhando tendências e se adequando às formas de vender e divulgar produtos. Uma das maiores mudanças, com toda certeza, foi o surgimento da internet: lojas virtuais, Google, redes sociais trouxeram uma nova perspectiva para todo o mercado em geral, seja comércio ou prestação de serviços. E de forma globalizada.

Dificilmente hoje em dia existe alguma empresa que não esteja na internet de alguma forma, mesmo que em uma simples busca no Google ou em algum site agregador de negócios da região. E é claro que a maioria delas possui um website!

Se você está inserido nessa rede tecnológica, como a maior parte da população, quando foi pesquisar para fazer seu site provavelmente, em algum momento, leu ou ouviu: “é melhor ter um site em WordPress!” Mas, por que essa preferência?

Bom, começaremos dizendo que ter um site em WordPress não é só uma questão de preferência, existe relevância técnica na utilização dessa plataforma.

O que é o WordPress?

O WordPress existe desde 2003 e é uma plataforma on-line totalmente na nuvem, ou seja, você não precisa instalar nem baixar nada para poder operá-la. Mais especificamente falando, é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (em inglês, CMS – Content Management System) e essa é uma das suas grandes vantagens: é possível editar seu conteúdo (textos, imagens, vídeos, layout) de forma simples e leiga, sem necessidade de conhecimento em programação. Ele é escrito em PHP e usa Banco de dados MySQL.

Cerca de 42,9% de todos os sites no mundo são WordPress, segundo a W3Techs – Web Technology Surveys, empresa de pesquisa sem vínculo com fornecedores de tecnologia.

No Brasil, 60% de todos os sites registrados são construídos em WordPress, conforme pesquisa efetuada pela BuiltWith, empresa focada em tendências, inteligência e pesquisa na Internet.

E esse sucesso todo se deve à versatilidade para criação e à facilidade de atualização de conteúdo que o site em WordPress oferece. Por esses motivos ele é usado para criar sites pequenos e grandes, com pouco ou muito tráfego.

Porque meu site precisa ser em WordPress?

São muitos os motivos pelos quais o site em WordPress é a melhor opção na hora de construir seu site, mas existem razões bem simples para responder essa pergunta. Vamos conferir?

1- Fácil de operar

Já falamos um pouco sobre isso acima, mas reforçando, o site em WordPress é muito simples e fácil de ser operado. Você mesmo pode construir e atualizar o seu site em WordPress. Um site feito com programação mais complexa, por exemplo, te deixa dependente do webdesigner para tudo: até trocar uma simples foto ou alterar o texto.

Porém, aqui vale uma ressalva importante: é possível sim construir seu site por conta própria através do WordPress, mas o melhor mesmo é que você se concentre no seu negócio e busque o auxílio de empresas sérias, que estejam no mercado há um bom tempo para cuidar do site para você. Afinal, para ter sucesso na internet é preciso, além do site em WordPress, saber escolher o que tem a ver com o seu negócio e traduzir isso em textos, imagens, cores e estilo. E é lógico, levar em conta o seu público. Você conhece realmente o seu público? Nesses pontos é que uma empresa gabaritada pode te ajudar.

2- Diversidade de opções

Muitas empresas escrevem plugins (que são blocos de programas que agregam determinadas funções ao site) especificamente para o WordPress. Isto significa que, com pouco trabalho você pode trazer ao seu site muitas funcionalidades necessárias à sua demanda. Precisa fazer backup do seu site? Incluir um e-commerce? Trazer mais segurança? Precisa traduzir o site para outros idiomas? Os plugins estão aí para te ajudar com tudo isso e muitas outras funcionalidades.

Muitas empresas escrevem também temas com estilos visuais e funções que transformam rapidamente um site em algo único. Porém, é necessário observar que essas camadas agregadas ao site em WordPress precisam ser usadas com cautela para não cair em exageros que podem tornar seu site pesado, tanto visualmente, como para carregar mesmo, por exemplo.

3- Parceiro do Google

Outro ponto a se levar em conta ao construir o seu site em WordPress é o Google.

Digamos que o Google é “amigável” com os sites em WordPress, já que disponibiliza algumas ferramentas para otimizar os resultados de busca do seu site, por exemplo, ajudando e muito no desenvolvimento do Marketing Digital da sua empresa.

Isso mesmo, tão importante quanto conhecer o seu público é saber interagir com os robôs do Google. Eles levam em consideração uma série de quesitos para deixar o seu site bem ranqueado, como: organização das informações, relevância do conteúdo, frequência de atualização, atualização tecnológica, volume de visitas e tempo de leitura, entre outros muitos pontos.

Nesse aspecto, um site criado em WordPress é muito amigável à consulta pelo Google em todos esses quesitos, e este, gostando do que analisou, ranqueia o site num nível gradativamente melhor, aparecendo nas primeiras posições dos resultados do Google e da sua rede de parceiros. Isso quer dizer que um site, para estar bem ranqueado, leva tempo e dá um certo trabalho, mas é bem recompensador para o seu negócio ter um site bem ranqueado na Internet, nas primeiras páginas e nas primeiras posições do Google.

E essa é uma das grandes vantagens (se não for a maior) de se ter um site em WordPress, pois de nada adianta ter um site lindo e funcional, se ele fica “escondido” nas pesquisas.

WordPress não é provedor

Muita gente acha que fazendo o site em WordPress automaticamente ele já tem um lugar para chamar de seu na grande rede que é a internet. Mas isso não é verdade. O WordPress é um sistema, um software, para construir seu site, mas ainda assim você precisará de um provedor de hospedagem e e-mails. Assim como precisará também registrar o seu domínio, que é o nome/endereço do seu site.

A SPBrasil tem a solução para você!

Quer facilidade maior que ter o seu site em WordPress, com toda essa liberdade e vantagens, mas que ele seja feito por profissionais que entendem do mercado, público-alvo, Marketing Digital e configurações para que ele fique ‘tinindo’ para as buscas no Google?

É juntar o melhor da praticidade com uma equipe experiente, que te atende diretamente e faz tudo do jeito que você quer, deixando seu site em WordPress com a cara da sua empresa!

Quer saber como isso funciona? Entre em contato com a gente clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.