10 dicas importantes para criação de site

Criação de site pode parecer um assunto ‘batido’, mas você sabe o que é realmente importante na hora de encomendar a criação de site para sua empresa ou negócio? Existem inúmeras questões envolvidas que necessitam de atenção: design, cores, identidade com o perfil da empresa e com seus clientes, plataforma em que será criado, linguagem, tipografia… enfim, uma infinidade de coisas que tanto você, quanto a empresa de criação de site precisam estar alinhados para que isso não acabe sendo um ‘tiro no pé’ e gere mais dor de cabeça do que soluções.

Para evitar que isso aconteça, separamos aqui para você 10 dicas importantes para criação de site. Confira!

1 – Defina o objetivo da criação de site da sua empresa

Isso pode parecer meio óbvio, mas muita gente se empolga com outros aspectos, como a parte visual e esquece de um passo inicial importante: qual o objetivo do seu site? Isso vai definir, por exemplo, qual tipo de site é mais adequado para sua empresa (institucional, blog, loja virtual etc). Além de direcionar toda a construção do seu site.

2 – Conheça seu público

Sabemos que na hora de criar ‘um filho’, como o site da sua empresa, é fácil se perder no caminho do que você acha que é importante falar ou mostrar. Parece que não, mas pode ser muito fácil perder o foco e objetivo da criação do seu site nesta parte. Então, é importante que você pense como o usuário e não como você gostaria que seu site fosse. O que meu público quer ver? Quais as informações importantes para o meu cliente? Visualmente falando, o que atrai mais o perfil de público com o qual trabalho? É claro que, antes disso, você precisa ter bem definido qual seu público-alvo e perfil dos seus clientes.

3 – Avalie a concorrência

Antes de contratar ou iniciar a criação de site para sua empresa, pesquise os sites da concorrência. Isso pode te trazer várias dicas e ideias, tanto visuais, como de conteúdo para seu próprio site (mas não vale copiar…).

4 – Escolha bem a plataforma para criação de site e formatos de exibição

Outro aspecto muito importante, mas que muita gente não se atenta é em qual plataforma seu site será criado (WordPress, Wix, Drupal etc). Isso influencia muito no futuro, como por exemplo quando você for fazer marketing digital em seu site ou até mesmo atualizar. Por exemplo, a criação de site pode ser feita em WordPress, que é uma plataforma bem simples de se utilizar, mas se for feito com programação HTML já fica mais complicado de atualizar ou mexer sem a ajuda do web designer que o confeccionou. Portanto, é importante se informar antes de começar a criação de site se ele será feito em uma plataforma e linguagem flexíveis, que possibilitem atualizações e alterações posteriores de maneira ágil e fácil. Também é importante se atentar se o seu site ficará disponível para visualização em diversos formatos, como em mobiles (celulares, tablets etc).

5 – Seja claro nas informações

Depois de definir o objetivo do seu site, é importante manter uma comunicação clara e objetiva, tanto nos textos, como no menu. Textos muito extensos ou menus muito complexos assustam as pessoas. O ideal é que a Home Page e o Menu Inicial tragam as informações mais importantes logo de início e depois o usuário vá se aprofundando durante a navegação no site.

6 – Escolha um bom provedor de hospedagem

Criar um site até pode ser fácil, mas não podemos esquecer que ele precisa ficar hospedado em algum lugar. Muitas pessoas não dão atenção a esse ponto, mas isso pode vir a se tornar uma grande dor de cabeça no futuro. Ter um provedor de hospedagem com uma boa estrutura, que garanta que seu site permaneça no ar e com um atendimento humanizado, rápido e eficaz é fundamental para o sucesso da sua empresa.

7 – Atenção para o registro de domínio e criação dos links

A criação de site é importante, mas escolher um bom nome de domínio e criar links de fácil acesso dentro desse site também são pontos essenciais. Endereços muito complexos e ‘anti-naturais’ não ajudam na hora da divulgação ou da busca orgânica de seus clientes para chegar até seu site.

8 – Tenha um blog dentro do site

Um blog agrega muitas vantagens ao seu site, desde trazer novidades para seus clientes até ser uma ótima ferramenta para realizar marketing digital. Você pode publicar tanto textos ‘técnicos’ ou de venda direta sobre seu negócio, como textos gerais, que trazem um acesso orgânico e públicos diferentes ao seu site. E é uma ótima opção para que ele não fique estático ou sempre com o mesmo conteúdo.

9 – Mantenha seu site sempre atualizado

Aqui, estamos falando de dois tipos de atualizações: tanto de software, como de conteúdo. Se você utilizou uma plataforma para criação do seu site é necessário estar sempre atento às atualizações de plugins e outros acessórios para um bom funcionamento. Assim como atualizar o conteúdo do site também é importante. Publicar notícias ou, como já citamos, ter um blog é uma boa forma de movimentar seu site. E, claro, manter sempre informações sobre seus produtos ou serviços atualizadas. Escolher um bom provedor de hospedagem também ajuda nesse ponto, pois o próprio provedor pode fazer essas atualizações em seu site.

10 – Contratar uma boa empresa de criação de site

Pode ser que você mesmo queira se aventurar no mundo da tecnologia e tentar fazer seu próprio site. Algumas plataformas oferecem essa opção, porém, se você não tem algum conhecimento inicial sobre o assunto, o mais recomendado é que contrate uma empresa de criação de site confiável. Criar um site envolve muitos aspectos (como é possível observar nesse texto), então não vale correr o risco de deixar que algo saia errado ou passe em branco.

A criação de site pode parecer simples, mas é necessário pensar em muitas coisas. Porém, também não é uma coisa impossível de se entender e resolver.

A ideia dessas dicas é clarear e facilitar o caminho para que seu site fique com a sua personalidade, sem perder o objetivo principal de divulgação e vendas. 😊