Descubra as Vantagens dos Serviços de Armazenamento na Nuvem

A cada dia, a internet vem evoluindo mais e mais e hoje já é possível armazenar seus dados pessoais ou da sua empresa em supermáquinas, muitas vezes bem distantes de onde você está. Tudo isso, graças aos serviços de armazenamento na nuvem.

Complicado de entender ou difícil de acreditar? Leia nosso artigo para entender melhor e veja como isso é possível.

O que são os serviços de armazenamento na nuvem?

Falando de forma muito simples, os serviços de armazenamento na nuvem permitem que você guarde dados e arquivos pessoais, ou da sua empresa, em um HD em outra máquina que não seja a sua. Assim, temos duas vantagens principais: não ocupar espaço no seu HD, deixando que ele fique livre apenas para as operações dos sistemas internos do computador e a segurança. Caso sua máquina quebre, você não perde seus dados, pois estão armazenados na nuvem. Isso tudo é transferido através da internet e seus arquivos ficam disponíveis para download a qualquer momento.

Esses serviços são prestados por um provedor, que possua grande capacidade de armazenamento, e são devidamente cobrados. Normalmente, são utilizados Data Centers de grande capacidade para essa finalidade.

Vantagens dos serviços de armazenamento na nuvem

São várias as vantagens e características necessárias para os serviços de armazenamento na nuvem. Confira abaixo:

Segurança: esse é um dos pontos principais e de maior dúvida entre os usuários, pois a primeira coisa que vem à mente é: “se meus dados vão ficar em outro servidor físico que não a minha máquina, isso é realmente seguro?” Essa é uma preocupação real e que é bom de se verificar com seu provedor, mas normalmente os dados são criptografados. Além disso, requisições de senhas, permissões e controles de acesso ficam ativos e são solicitados quando arquivos são baixados ou abertos.

Além desse ponto em relação à segurança, existe um outro que é o armazenamento dos dados em máquinas diferentes. Assim, é possível evitar falhas mecânicas ou erros humanos. Por exemplo, se os dados fossem armazenados em apenas uma máquina e esta quebrasse, voltaríamos ao problema original, de armazenar na sua própria máquina. Dessa forma, os dados ficam mais seguros e disponíveis.

Custo: o armazenamento na nuvem permite reduzir custos da empresa, já que não é necessário investir em um Data Center ou em uma máquina potente e com espaço suficiente para armazenar todos os seus dados. E essas máquinas costumam custar beeem caro. Além da aquisição, uma parte importantíssima é a manutenção. Elas têm um custo alto (normalmente, um profissional de Tecnologia da Informação especializado e disponível 24 horas por dia) e também exigem conhecimento técnico e constante manutenção de softwares e hardware. Por isso, os provedores cobram por esse espaço e, dependendo de características como rapidez de acessibilidade, espaço de armazenamento e manutenção, esses valores podem variar.

Mobilidade: antigamente, para transportar um arquivo virtual de um local para outro, era necessário utilizar um pen drive, enviar por e.mail ou alguma outra forma de transferência. Com o armazenamento na nuvem, esses recursos não são mais necessários. Desde que você possua acesso à internet, é possível baixar ou acessar seus arquivos de qualquer dispositivo, até mesmo do celular, apenas logando em seu provedor.

Facilita o trabalho em equipe: como seus arquivos ficam disponíveis através da internet, pessoas da mesma equipe de trabalho ou setor podem editar e visualizar arquivos com mais facilidade e ao mesmo tempo. Claro que desde que tenham permissão de acesso, para impossibilitar que qualquer pessoa, de qualquer lugar possa acessar. Muitas funcionalidades oferecem a opção de mesclar as informações on-line, ou seja, mais de um usuário pode editar um documento ao mesmo tempo, por exemplo.

Flexibilidade: normalmente, os provedores de serviços de armazenamento na nuvem oferecem planos que vão aumentando à medida da necessidade. Ou seja, você contrata mais “espaço” conforme precisa. Se tivesse um Data Center próprio, seria necessário comprar um com a capacidade total que irá precisar, já prevendo um aumento no uso e armazenamento de dados ao longo do tempo. Ou seja, o investimento seria bem alto. Já contratando o serviço, você pode ir aumentando conforme sua necessidade, assim também paga mais apenas quando precisar de espaço e não desde o início.

O futuro dos serviços de armazenamento na nuvem

Como é de se imaginar, cada dia mais empresas migram para o armazenamento na nuvem. Um relatório publicado pela Google, o ‘Future of Cloud Computing’, aponta que 77% das empresas devem usar a nuvem para armazenamento de dados até 2029 e 87% acreditam que sua renda aumentará devido a esse fato.

Com o aumento e aprimoramento da tecnologia, a capacidade e qualidade de armazenamento serão cada vez maiores, permitindo que mais empresas façam adesão a esse tipo de armazenamento. Os prestadores de serviços de armazenamento na nuvem estão cada vez mais atentos à demanda do mercado, principalmente com o crescimento do comércio através da internet, que demanda bastante espaço para informações, como os e-commerces. Outra característica que influencia bastante nessa decisão é a facilidade de implementação, muitas vezes sem a necessidade de uma equipe de TI própria. O serviço é todo terceirizado para o provedor.

Falar de armazenamento de dados na nuvem não é falar do futuro, mas sim do presente. Isso já está mais em nosso cotidiano do que imaginamos. E não só quando falamos de empresas, mas também de pessoas físicas. Além disso, os profissionais da área de TI também já se formam e especializam nessa “nova” realidade. Existem muitos cursos e informações novas surgem a cada dia sobre esse assunto, a necessidade de atualização é constante.

Seus dados ainda não estão na nuvem?

Ficou interessado em conhecer de perto como funciona os serviços de armazenamento na nuvem? A SPBrasil conta com um Data Center Tier 3 atualizado e com grande capacidade de armazenamento, com backups de segurança em Data Centers diferentes e criptografia de dados para atender sua empresa. Além disso, temos um grande diferencial, que é o atendimento ao cliente. Contamos com suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana, em contato direto com o cliente, disponível por WhatsApp, telefone ou e.mail. Quer saber mais sobre esse e outros produtos? Mande uma mensagem pra gente!