Como alavancar sua loja online

Você monta sua loja online no capricho, pensa em tudo na hora da confecção da página, pesquisa, busca dicas, faz tudo certinho e… não efetiva vendas. O que fazer? Primeira dica: não desista! Para mais dicas, venha com a gente no artigo de hoje.

A internet não é um mundo fácil de navegar. Principalmente agora que os números de loja online aumentaram bastante. Com o fechamento do comércio físico devido à pandemia, muitas lojas e prestadores de serviço migraram para a venda virtual. Isso pode ser uma desvantagem quanto à concorrência, mas, por outro lado, muitas pessoas não se preparam para ter uma loja online. E, mesmo as que pensaram em cada detalhe, ainda podem dispor de alguns recursos para alavancar as vendas. Confira:

Tenha boas fotos e informações consistentes

Começando pelo começo: de nada adianta sua loja online estar todinha montada, se as fotos dos produtos são de baixa qualidade ou não mostram o que o cliente quer ver. Pense bem: as pessoas estão comprando algo que não podem ver fisicamente, provar, se for o caso. Então, as fotos precisam dizer tudo o que seu cliente quer saber sobre o produto. Ter a opção de zoom também é uma boa pedida. Isso também vale para as informações dos produtos: precisam ser claras e completas. Coloque todos os detalhes, como medidas, peso, material de fabricação etc.

Ofereça frete grátis e opções de pagamento

Talvez o que sua loja precise seja diversificação. Condições muito engessadas não atraem os clientes. Considere, por exemplo, oferecer frete grátis. Mas, um alerta: antes, veja se vale a pena, e calcule acima de qual valor de compras. A loja online permite vendas para todo o Brasil ou até mesmo para o mundo todo, então o frete para longe pode sair ‘salgado’. Portanto, faça um cálculo de custos de envio proporcional ao tamanho do pedido e veja quando vale a pena oferecer frete grátis. Esse cálculo inclui caixa para embalagem, deslocamento até o correio ou despacho por transportadora, seu tempo… não esqueça nenhum detalhe.

Oferecer diversas formas de pagamento também ajuda nas vendas. Nem todo mundo trabalha com cartão de crédito e muitas pessoas preferem pagamentos digitais através de plataformas, então quanto mais opções, melhor. Oferecer desconto para pagamento à vista também é uma ótima opção!

Consiga boas avaliações e fidelize seu cliente

Quem, depois de se apaixonar por um produto, nunca foi correndo conferir os comentários de outras pessoas que já compraram naquela loja online? E, garantimos: se os comentários forem negativos, seu produto pode ser o mais perfeito e único no Universo que… não vai rolar! Portanto, ter comentários positivos na sua loja online, assim como em canais de avaliação de lojas e produtos é essencial. Uma boa forma de conquistar o cliente é ter um pré e pós-vendas estruturados. E não precisa ser nada muito elaborado: responder rapidamente as dúvidas antes da compra e mandar um bilhetinho agradecendo junto com o produto já ganham o coração de quem comprou.

Mantenha o relacionamento com o cliente

Se o caminho já é longo para conseguir um cliente, não faz sentido perdê-lo, não é mesmo? É muito mais fácil fidelizar um cliente que gostou do seu atendimento e produto do que começar tudo de novo para conseguir um cliente novo. Portanto, mimos são bem-vindos, como oferecer um cupom de desconto para a próxima compra ou no aniversário do seu cliente. Outra dica importante é mantê-lo sempre atualizado sobre novidades e promoções. Interação através das redes sociais, e.mail ou WhatsApp são ótimas nesse quesito. Mas lembre-se: nada de sobrecarregar a pessoa de informações ou mandar comunicados que não foram solicitados. Faça de forma natural e orgânica, sem cansar seu cliente.

Faça Marketing Digital

Sabemos que, se as vendas não estão boas, investir em qualquer coisa pode ser complicado. Mas é um caminho sem volta: se ninguém vê sua loja online ou se chegam e vão embora, sua renda não vai aumentar nunca. Então, considere seriamente investir em marketing digital. Como foi dito, a concorrência na internet não é brincadeira, então se destacar é a saída. E, ao contrário do que dizem, fazer marketing digital não é uma coisa simples. Portanto, faça um esforço e contrate uma agência de confiança. O investimento inicial é necessário, mas o retorno é garantido.

Tenha controle financeiro e um plano de marketing

Isso é básico para qualquer comércio ou empresa, não só para loja online, mas muita gente esquece dessa parte. Ter um planejamento e controle financeiro é essencial. Muitas vezes as pessoas colocam uma loja online no ar, mas não pensam na estruturação necessária por trás disso. É preciso saber quais são os custos (não esqueça da sua mão de obra!) para saber, por exemplo, por quanto vender seu produto. Ter uma loja online é bem diferente de ter um ponto físico em termos financeiros, mas se engana quem acha que é mais fácil ou que os custos são menores. É preciso estudar seu mercado e ter tudo estruturado. Muitas vezes sua loja pode até estar vendendo, mas estar dando prejuízo e você nem saber disso.

Ter um plano de marketing também é essencial. Se você contratou uma agência de marketing digital, ela pode te ajudar nisso. Mas você também pode tentar começar com ações mais simples, como divulgação nas redes sociais. Só não pode parar por aí 😉

Faça o Monitoramento da sua loja online

Hoje em dia, existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas para monitorar sua loja. É importante obter informações, por exemplo, sobre abandono de carrinho ou saber quais são seus produtos mais visualizados. Um levantamento de informações como essas pode te dar um indicativo, por exemplo, de qual produto colocar em promoção ou descobrir por que as pessoas desistem da compra em determinado ponto do processo.

Existem muitas outras dicas que podem te ajudar a alavancar as venda na sua loja online, mas essas já são um bom começo. Se você pensou em mais alguma que acha essencial ou tem dúvidas sobre essas, deixe seu comentário!