Confira os 6 melhores app de trilhas

Todo mundo que ama a natureza sabe que uma das regras mais básicas quando queremos nos isolar ou curtir esse momento de reequilibrar é nos desligar das telas e tecnologias com as quais convivemos todo santo dia na civilização. Porém, como sempre, aqui a tecnologia pode nos ajudar e é permitido (e, muitas vezes, necessário) abrir uma exceção e usar os incríveis app de trilhas!

Existem diversos aplicativos de localização GPS para trilhas e aventuras na natureza. E isso é uma mão na roda, já que torna o passeio infinitamente mais prático e seguro. Antigamente, não era possível visitar e se aventurar por diversos lugares, pelo simples fato de não conhecermos o local e, muitas vezes, não existir um mapa. A dependência de um guia era muito maior.

E, aproveitando o gancho, aqui vai um alerta importantíssimo: os app de trilhas não dispensam a necessidade de um guia local na maior parte das situações (ou em todas elas!). Os aplicativos também são de orientação sim, você até consegue se locomover em locais sem sinalização ou em mata fechada, por exemplo, porém só isso não basta. É necessário conhecer as peculiaridades do local, como animais peçonhentos e perigosos que vivem na região, onde pisar e onde não, horário de maré alta e baixa entre outras características muito específicas. Um guia local tem todo o preparo, treinamento e vivência da região. Além disso, outro ponto crucial: eles têm treinamento de primeiros socorros e sabem para onde encaminhar a pessoa em caso de acidentes graves.

E aí? A vontade de viajar em busca de uma nova aventura aumentou, né? Então, não perca mais tempo e confira essas dicas de app de trilhas que separamos para você:

1. MAPS.ME

Esse é um aplicativo bastante completo e muito simples de usar, já que é bem intuitivo. Além de disponibilizar o mapa com o trajeto a ser percorrido, ele separa a rota em etapas e acompanha sua localização em tempo real, dando alertas sobre o trajeto.

Mas a enorme vantagem do MAPS.ME é que ele trabalha no modo offline e, para quem pratica a arte de ‘trilhar’, sabe como isso é importante, pois o sinal do celular em locais remotos é quase que 100% do tempo inexistente! Basta você definir o trajeto em um local com acesso à internet, baixar o mapa e daí pra frente é só alegria!

O app também disponibiliza informações sobre pontos turísticos e comerciais (como hospedagem e restaurantes) e possui versão para trajetos de carro, bike e transporte público.

Fonte: capturas de tela do Google Play.

O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.

2. Wikiloc

Esse é um aplicativo bem completo: além do modo de navegação com trilhas do mundo todo, é possível escolher diversas modalidades, desde as mais comuns, como caminhada, bike e corrida, até as mais radicais, como caiaque, esqui, alpinismo e veleiro. E também possui versão offline.

Você consegue registrar seus trajetos e pontos de passagem no mapa, armazenar fotos e vídeos e até compartilhar sua localização em tempo real (aqui é necessário ter acesso à internet).

Fonte: captura de tela do site https://pt.wikiloc.com/

O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.

3. Seek

Essa plataforma é bastante interessante para quem gosta de fazer trilhas e observar a natureza, ou até mesmo para estudar. O app desenvolvido pela iNaturalist (com apoio da California Academy of Sciences e da National Geographic) permite a identificação de mais de 30 mil espécies de plantas e animais, separados por categorias.

O modo de funcionamento é muito simples: você tira uma foto e o app reconhece e identifica aquele exemplar. Também é possível compartilhar as fotos com a comunidade de usuários, registrando a localização e criando um mapa de reconhecimento de fauna e flora dos locais por onde você passou.

E uma dica extra: para os profissionais da área, o app da iNaturalist oferece um catálogo muito maior, incluindo nome científico e habitat das espécies.

Fonte: captura de tela do site https://www.inaturalist.org/pages/seek_app

O app é gratuito e está disponível apenas para iOS.

4. Smart Compass

Para quem prefere uma experiência mais ‘raiz’, o uso de uma bússola já resolve. Mas no celular, que oferece mais opções e tecnologia. 😊 É possível visualizar a bússola em cima do mapa e dar zoom no trajeto, aumentando a precisão de seu caminho. Além disso, o app oferece os modos noturno, telescópio, digital e outros.

Fonte: SmartCompass/Divulgação

O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.

5. Star Walk 2

Para quem gosta de acampar naquele local isolado, sem iluminação artificial, e observar as estrelas, o Star Walk 2 é o aplicativo perfeito! Com ele, é possível identificar em tempo real estrelas, planetas, cometas e satélites, apenas apontando o celular para uma região do céu e observando.

Ele ainda conta com calendário astronômico e informações sobre os planetas, além de oferecer a possibilidade de observar o céu em tempo e espaço determinado (por exemplo, na cidade e dia em que você nasceu).

Fonte: captura de tela do site https://starwalk.space/pt

O app é gratuito para iOS e a partir de R$ 10,90 para Android.

6. CaminoTool

Não poderíamos deixar de falar do destino mais cobiçado entre os trilheiros de todo o mundo: o Caminho de Santiago de Compostela. Existe mais de uma rota possível para percorrer o caminho, mas a mais tradicional delas é de cerca de 800 km. A peregrinação é repleta de castelos, cultura local, tradição, culinária maravilhosa, vinícolas, vilarejos cheios de charme, moradores com muitas histórias pra contar e mais uma infinidade de possibilidades.

O app CaminoTool oferece as principais rotas de peregrinação, trabalha offline e mostra opções de alimentação e hospedagem. É possível fazer reservas diretamente pelo app através do Booking.com. Também disponibiliza informações dos pontos turísticos pelo caminho.

Fonte: captura de tela do Google Play

O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Agora você não tem mais desculpas para procurar a próxima aventura, onde quer que seja e seja lá como for chegar! As opções de app de trilhas são inúmeras, te ajudando a planejar e executar a viagem dos sonhos ou um pulinho até a trilha mais próxima.

E você? O que acha da mistura tecnologia-natureza? Conta pra gente nos comentários! 😉

One thought on “Confira os 6 melhores app de trilhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.