Descubra como fazer um planejamento de marketing para melhorar seu e-commerce

O mercado digital está em constante crescimento, algo que contribui para o surgimento de lojas virtuais. Com uma concorrência cada vez mais acirrada, é importante criar um bom planejamento de marketing que pode ajudar a atrair os clientes para o seu negócio.

Papel de um bom planejamento no sucesso do seu negócio

Para conseguir vender mais, é fundamental ser visto e apreciado pelo público, por isso, pensar em boas estratégias de marketing digital ajuda a alcançar um lugar melhor entre tantas opções que os consumidores possuem.

As ações de marketing estão presentes desde o processo de atração das pessoas interessadas em determinado nicho até o momento em que vão adquirir os produtos da loja virtual.

Para as ações proporcionarem resultados positivos, é importante que elas sejam executadas conforme um planejamento estabelecido.

Antes de partir para as ações, é necessário dedicar tempo para organizar as suas estratégias.

Considerando este fato, os empreendedores podem seguir dicas que ajudam a criar um planejamento eficiente e que ajuda no sucesso de seu e-commerce.

Por que elaborar um plano de marketing?

Um planejamento de marketing, quando bem desenvolvido e executado da maneira correta, pode render diversos benefícios para o seu negócio.

Com o plano, o empreendedor consegue ter uma visão mais analítica e ampla sobre as práticas que fazem ou não sentido no seu e-commerce.

Algumas das facilidades que um planejamento de marketing oferece são:

  • Traz mais segurança na tomada de decisões;
  • Possibilita fazer análises e pesquisas de dados mais minuciosas;
  • Evita desperdícios de recursos;
  • Ajuda na otimização de processos e custos;
  • Potencializa as melhorias na comunicação interna;
  • Ajuda na geração de resultados em curto, médio e longo prazo.

Dicas para a elaboração do planejamento de marketing

Com dicas e o passo a passo de como criar um bom planejamento de marketing, os empreendedores podem ter excelentes ganhos no seu e-commerce.

Defina os objetivos e metas do negócio

Definir as metas e os objetivos que o e-commerce pretende alcançar por meio das estratégias de marketing é muito importante.

Ao decidir o que você deseja alcançar, as ações podem ser mais focadas e assim guiar as ações em curto, médio e longo prazo.

Nesta primeira etapa, o empreendedor pode utilizar metodologias que tornam a definição de metas mais simples, por exemplo, a SMART que orienta que as metas podem ser dividas em:

  • Específicas;
  • Mensuráveis;
  • Aplicáveis;
  • Relevantes;
  • Temporais.

As metas podem ser desafiadoras, mas precisam se manter realistas. Sendo assim, é importante ter amplo conhecimento do seu negócio e área de atuação para conseguir definir bons objetivos e metas.

Conheça o seu público-alvo e personas

Com diversos e-commerces competindo por um espaço e atenção no mercado digital, ter uma boa estratégia permite direcionar o seu negócio para um nicho mais específico.

Isso pode acontecer, desde que o empreendedor tenha conhecimento sobre o público-alvo, ou seja, o perfil e os comportamentos das pessoas que você deseja conquistar.

Uma maneira de orientar melhor as ações é definindo a persona (representação do cliente ideal), ajudando a definir os consumidores que a loja virtual deseja atingir.

As personas e o público-alvo devem ser baseadas em dados reais, partindo de análises e pesquisa de mercado.

Análise dos concorrentes

A análise dos concorrentes da sua área de atuação é muito importante para o planejamento de marketing, pois os empreendedores precisam identificar seus principais concorrentes e assim estudar as estratégias utilizadas por eles.

Durante a análise, é importante observar os pontos fortes e fracos dos concorrentes e assim entender melhor o que está ou não dando certo no mercado e encontrar oportunidades para diferenciar a sua marca dos concorrentes.

Definir melhor os canais e ações

Ao estabelecer os objetivos, definir o público-alvo e analisar o mercado, é importante estudar os melhores canais de comunicação e ações para o seu e-commerce.

Conforme as estratégias definidas, é possível utilizar diferentes estratégias, por exemplo:

  • Inbound marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Redes Sociais;
  • Anúncios pagos;
  • Marketing de influência e de afiliados;
  • Links patrocinados;
  • Marketing de busca.

Uma dica que os empreendedores devem saber é que não há necessidade de utilizar todos os canais e estratégias.

Deste modo, é importante verificar o que mais faz sentido conforme suas metas, objetivos e com o planejamento.

Considerações finais

Estabelecer um cronograma, um orçamento e fazer o acompanhamento dos resultados, focando em otimização são dicas que podem ajudar muito a melhorar o desempenho e resultados do seu e-commerce.

Portanto, um bom planejamento de marketing envolve várias etapas que ajudam a garantir o bom desempenho das estratégias e o sucesso do seu negócio no nicho de atuação escolhido.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.