Cache – O que é e como funciona

Cache, o que é, como funciona e como não funciona. Os principais problemas que apresenta, suas grandes vantagens e a sua necessidade na internet moderna é o que vamos abordar neste artigo.

Alguns provedores na sua publicidade dizem que “tem servidores no mundo todo”. Isso não é bem verdade, na verdade todos nós, provedores de alta performance, contamos com servidores no mundo todo.

Isto influi muito na qualidade e no custo. Assunto que vamos explicar, mostrar como você mesmo pode influir nos seus vários Caches, evitando paradas e prejuízos.

Veja como:

Cache, O que é:

Memórias Cache são áreas de memória que armazenam provisoriamente alguma informação por algum tempo pré-definido para tornar mais rápido o acesso das pessoas a esta informação.

Por exemplo, se voce tem uma pagina com a cotação do dólar, que só vai mudar uma vez por dia, pode tirar cópias dela e colocar em servidores no mundo todo.

Cada pessoa que tentar acessar esta página é “desviada” automaticamente para o servidor que estiver com a cópia mais perto dela.

Isso economiza um tráfego enorme na internet como um todo pois existem “ilhas” de cópias de informações sempre perto de cada pessoa.

Isso se chama Informação em Cache.

Quem é do Japão acessa a página que já está lá no Japão e assim por diante no mundo todo.

Uma vez por dia, quando a cotação do dólar muda, voce atualiza a página e todos os caches, no mundo todo, se atualizam também. Vamos ver como.

Como funciona o Cache

Em muitos sites 90% das páginas não mudam nunca, logo um cache lá no Japão poderia ficar anos a fio com a cópia de um site aqui do Brasil economizando um tráfego enorme entre o Japão e o Brasil (pois todos os japoneses só veriam as páginas que estão lá no Japão)

Mas e se alguém alterar o site? Os Japoneses vão ficar vendo o site antigo?

Time Stamp – O carimbo de Data/Hora

Para evitar isso, existe um pacote minúsculo de informação chamado “time stamp” ou  carimbo de tempo.

Cache: O Time-Stamp - Carimbo de Hora, sua aplicação e defeitos mais comuns.


Toda vez que a pessoa acessar qualquer uma das páginas, o cache de lá envia uma requisição de time-stamp para o servidor original que realmente hospeda o site antes de fornecer a página para o cliente.

O servidor daqui envia a data, hora, minuto, segundo e milesimo de segundo da ultima vez que esta página foi alterada.

O Cache recebe esta informação e compara com a data e hora da ultima alteração da página que ele tem lá.

Se for a mesma data e hora significa que a página ainda é a mesma, e então ele libera a página que tem lá em vez de pegar uma nova cópia daqui.

Tudo isso leva centésimos de segundo, inclusive para ir e voltar ao Japão logo o cliente não percebe nada. O pacote Time-Stamp é minúsculo, e muito rápido.

Da mesma forma, se a data/hora recebida for mais recente significa que tem uma página nova no provedor original, então antes de fornecer a página ele pede uma nova cópia, atualiza a cópia dele, incluindo o novo “carimbo” de data hora e depois fornece a página ao cliente.

É porisso que às vezes uma ou outra página de um site demora um pouquinho mais que as outras para carregar no seu computador.

Um erro comum devido ao Cache

Muitas vezes um cliente liga para o nosso suporte dizendo que o email não está funcionando e, como nosso servidor de emails está há mais de 8 anos sem nenhum problema, voce desconfia da conexão internet do cliente e pede para ele acessar algum site para ver se a conexão de internet dele está funcionando.

Ele responde:

           – O sinal de conexão wifi está normal, o meu Windows diz “conectado” e o meu site funciona normalmente então a minha internet está ok.

Repare que o sinal de WiFi no computador dele e a informação “conectado” do Windows dizem que ele está conectado no roteador da casa ou empresa dele, mas não diz se o roteador dele está conectado na internet. Logo a conexão pode mesmo ter caído e não estar ativa.

E o site dele vem do cache que todos os computadores tem dentro de si. Ou seja, ele está sem internet mas sendo enganado pelo cache do computador dele achando que o site está no ar.

Mas e o carimbo de data hora?

Infelizmente quando o cache do computador não recebe resposta de time-stamp ele manda a informação que ele tem pois considera melhor a informação dele do que nenhuma já que a imensa maioria dos sites não muda. Logo mesmo não estando conectado na internet lá fora, se o windows vê a conexão ativa alguns sites que foram acessados recentemente vão aparecer.

Logo o correto é dizer, OK, então acesse www.nasa.gov ou www.toyota.jp  ou qualquer site que esta pessoa nunca tenha acessado antes pois ele não estará no cache da máquina da pessoa e, se ela estiver sem internet vai dar erro.

#Ficaadica para você saber testar certinho se está ou não com internet.

Cache Local

Um problema bem mais grave do cache é o velho ditado: “Errar não é só humano…”

Às vezes, muito raramente, um arquivo se corrompe durante o processo de transmissão e recepção na internet e o sistema de cache mundial ou mesmo o cache do seu computador não está imune a isso.

Imagine que você altera uma página e o carimbo de tempo dela fique errado por engano em uma data no passado como 5/5/0020 e não 2020.

Ou seja, sua página teria sido publicada quando Jesus Cristo era um jovenzinho…

Repare que nenhum cache vai se atualizar com a nova página pois a nova data, que deveria ser hoje, será sempre anterior às datas dos caches no mundo todo.

O efeito será: Publiquei a página mas aparece a página antiga para todo mundo!

Ou ainda no caso do carimbo TTL estar certo no servidor original mas durante a transmissão chegou com uma data futura ou seja 5/5/9020

Neste acaso a página vai atualizar o cache desta vez mas nunca mais seria atualizada pois as próximas versões teriam sempre data anterior ao ano 9020.

Se este problema aparece só no seu computador, estando na página que está aparecendo errado, voce pode digitar Ctrl-F5 pois este comando diz “Ignore o cache local e atualize a página a partir da internet” Voce vai ver que a pagina vai demorar um pouco mais mas vai entrar.
Ou o menu “Limpar dados de navegação” do seu navegador.

Cache: Como limpar o cache do seu computador.
Cntrl_Shift-Del => depois escolha limpar aquivos em Cache.


#Ficaadica Pronto! Aprender a limpar seu cache local pode te poupar muitas dores de cabeça.

Mas, e se o cache for externo?

Neste caso o processo é semi-automático.
Existe uma variável em servidores chamada TTL

TTL – Time to Live – Tempo de Vida

Todos os servidores do mundo e nós aqui no provedor, temos controle sobre uma variável chamada TTL ou Tempo de Vida do Cache.

Cache o que é o TTL  - Time to Live ou tempo de vida e como alterar
TTL – Time to live.


Esta variável pode ser ajustada para vários valores mas, o que ela faz, é definir por quanto tempo qualquer cache deve ser válido. Depois deste tempo todos os caches serão obrigatoriamente atualizados.

Além de nós, o seu webdesigner ou programador que fez o seu site também tem este controle. Ele pode alterar uma variável no próprio site com um comando como este aqui em baixo: (isso é só um exemplo)

<IfModule mod_expires.c>
    ExpiresActive On
    ExpiresByType text/html A86400
</IfModule>

Onde 86400 são 86400 segundos de TTL ou seja, 24 horas.
Com isso qualquer problema se resolveria sozinho no mundo todo em, no máximo, 24 horas.

Questão de Preço – Questão de Juízo

Muitas vezes somos questionados porque o valor da nossa hospedagem é mais alto que em vários outros provedores.

O Cache é uma necessidade e uma exigência na internet. Sem ele seu site seria o mais lento do mundo pois cada página, cada imagem, cada texto teria que fazer o trajeto (inutilmente) todas as vezes e seu provedor teria que cobrar este tráfego de você o que seria certamente muito mais caro.

Mas aí então vem a questão de juízo. Ninguém no planeta tem como saber se algum cache em algum provedor, em algum lugar do Brasil ou do mundo está com erro.

O que se pode fazer é ajustar o TTL de cache do servidor para valores baixíssimos o que custa muito caro para o provedor mas dá um controle de erro perfeito, ou seja, o seu site se auto-corrige se tiver problema muito rapidamente.
Já, colocar valores altíssimos e praticamente não usar a internet do provedor, torna a hospedagem quase gratis para o provedor e permite que ele cobre centavos de você.

Qualidade ou Preço?


Provedores mais baratos, que hospedam sites com pouca performance precisam baixar custos então ajustam estas e outras variáveis para muito tempo, como por exemplo 6 meses!

SIM!, 6 meses, acredite! Se houver um problema do seu site em uma cidade ou país ele ficará 6 meses com problema naquele lugar. Aí, caso você nunca chegue a saber disso perderá todas as vendas daquela região porque ninguém reclamou por não saber como te encontrar…

Caso você descubra o problema, lembre-se que provedores baratinhos normalmente não tem suporte exceto respostas padronizadas para perguntas que eles mesmos fazem. Vai ser dificílimo chegar a um técnico deles.

Ah! e para ajudar um pouco, eles desativam a opção do seu webdesigner alterar o TTL pelo site.

Infelizmente para a reputação dos bons provedores, tem muita empresa grande e famosa que age assim. Mas tem muita empresa grande e famosa que trabalha bem também. (são um pouco mais caras)

#Ficaadica: Escolha o provedor pela rapidez e competência de atendimento do suporte e não do comercial. Se voce fala com humanos já é um bom começo. Se ele tem telefone de suporte no site (além do de vendas) também. Normalmente quem gasta dinheiro com humanos atendendo (que é o mais caro) gasta dinheiro com o resto da qualidade.

Provedores de Alta performance

Não só nós, na SPBrasil como bons provedores de Hospedagens são classificados como provedores de Alta Performance.

Via de Regra, o que difere é justamente este tipo de ajuste como TTL de cache, servidores de email com alta disponibilidade, atendimento humano com pessoas capacitadas a entender o problema, Telefonia Voip e PABX virtual com funcionamento perfeito e ininterrupto e, é claro, um custo mais alto.

Hospedagem barata ou cara?

Juízo! em ultima análise. Vender um produto a preço mais alto mas reverter este diferencial de preço a mais em qualidade do produto entregue e atendimento o mais próximo do perfeito possível é o que faz o caro sair barato e o barato sair caro.

Por este motivo atendemos empresas do mercado financeiro, grandes empresas no Brasil todo desde 1994, muitas delas há mais de 25 anos conosco.

Só que devolvemos o valor em qualidade o que faz com que seu site e email funcione sempre e você não perca vendas! Via de regra 1 venda de cliente nosso paga meses ou até anos de hospedagem. Ou seja perder uma venda por problema técnico custa muito mais do que a diferença de hospedagem lá ou aqui.

Será que somos mesmo mais caros?

Obrigado pela sua paciência com o textão e

Conte com a SPBrasil e Agência.bit

SPBrasil Soluções Internet / Agência.bit Marketing Digital
Eilor A. Marigo – diretor

Windows XP – Apoio a quem ainda precisa usar

Windows XP – Um grande Sistema Operacional que ainda faz falta.

Este documento foi criado para ajudar nossos clientes que ainda o usam.

Windows XP

Ele já está descontinuado e não tem mais suporte da própria Microsoft porém como ainda existem cerca de 10% de usuários que usam o XP e a explicação da Microsoft “Compre um novo computador”, no mínimo,  mostra uma insensibilidade bem grande, Seguem alguns complementos de suporte que podem ajudar você caso precise manter o seu XP ativo.

Partimos do princípio que voce já tem o windows XP e está tendo dificuldades ao reinstalar. Não podemos fornecer o próprio XP pois não vendemos software Microsoft e em hipótese alguma vendemos software pirata.

Os arquivo abaixo são complementos gratuitos que voce pode usar para manter seu Windows XP funcionando por mais algum tempo:

Chrome  – A ultima versão que funcionava no XP

Service Pack 3 – A ultima atualização completa do Windows XP caso voce tiver reinstalado o seu do zero novamente.

 

Internet Explorer 8 – A ultima versão que funcionava no XP.

IOBIT – Atualizações e Drivers – Este software consegue localizar e instalar muitos drivers no seu computador. É composto de 2 softwares, Advanced System Care e Driver Boster. (o resto que ele oferece não instale, leia abaixo)

Atualizando o Windows XP Passo a Passo:

Se voce acabou de reinstalar o seu XP, ele não vai abrir muitos links acima com o Internet Exporer que vem nele. Então:

1) Baixe e instale o Chrome.

2) Volte a entrar nesta página com o Chrome, baixe e instale o Service Pack 3

3) Acrescente se quiser o Internet Explorer 8.

Até este momento ainda não estarão funcionando pois seu XP deve estar desatualizado então faça a ultima etapa:

4) Instale o IOBit (Atualização e Drivers) execute e instale também o Driver Booster que é oferecido. Só isso. Não instale anti virus, malware figher, uninstaller e outras bugigangas pois o seu computador não vai comportar. (são pesados demais em maquinas antigas) Apenas o Advanced System Care e o Driver booster.
Rodando o programa os drivers de sua maquina ficarão atualizados e o Windows XP também. (demora bastante pois ele baixa e instala todas as atualizações)

4)  Agora, se precisar liberar espaço desinstale o Advanced System Care e o Driver Booster. Fique só com os programas mesmo.

Anti-Vírus – Ter ou não Ter?

Escolha um anti virus leve mas, também pode  tomar cuidado com o que faz e ficr sem anti-virus mesmo (JUÍZO hein?)

Se for instalar anti virus, recomendamos que tenha,  FUJA de Avast e Baidu.

O Avast não é ruim mas é MUITO pesado para sua máquina.

O Baidu se insere demais dentro do sistema operacional atrapalhando o proprio uso e é quase impossível de desinstalar. Ou seja é um virus melhor que os próprios virus…

Acho que é só. Lembre-se que a SPBrasil continua a sua disposição com qualquer computador ou sistema operacional mas, quando puder migre para algo mais moderno. O proprio Windows 7 funciona na maioria das maquinas que usam este Windows.

Também fazemos e hospedamos seu Site, E-commerce, Divulgamos sua empresa ou trabalho e trabalhamos com PABX virtual e Telefones via internet. (voip), portanto, Fale conosco!

Conte conosco.

Fale com a SPBrasil

Portabilidade de linhas Vono

Portabilidade de linhas Vono ou Portabilidade VOIP consiste em transferir o numero de um telefone com ou sem tecnologia Voip de uma operadora para a outra.

Portabilidade de Linhas Vono

A portabilidade de linhas VONO obedece as mesmas regras da portabilidade em geral.

Como você deve saber, uma das maiores operadoras de telefones Voip, a Vono vai encerrar suas atividades em 30/09/2016.

A SPBrasil, com mais de 30 anos de mercado, é uma das empresas mais experientes no setor, tendo implantado sua primeira solução usando tecnologia Voip há mais de 15 anos.

Processo de portabilidade de linhas vono

Mediante um documento de transferência que você assina e nos envia, a numeração das linhas Vono passa normalmente para a nossa operadora.

Portabilidade VonoAqui nós temos como costume seguir as regras à risca!
Mesmo que você não tenha o certificado da linha fornecido pela Vono, após a regularização da sua linha nós enviaremos um novo certificado para você.
Este documento garante que a linha está no seu nome e pode ser transferida mais vezes.

No mais, segue o procedimento normal de instalação de uma linha VOIP.

No processo de portabilidade de linhas Vono, se você já tem o ATA, pode manda-lo para nós para configuração e nós devolvemos.

Se preferir, configurar aí mesmo, seguindo nossa orientação.

Para isto precisa ter as senhas originais da VONO necessárias para entrar no ATA.

Se preferir pode alugar um ATA nosso que mandaremos com a nova linha, aí você manda o seu pelo correio, configuramos, devolvemos e então você nos devolve o ATA alugado.

O foco é manter você o menor tempo possível no processo de transição mas, quanto antes você começar melhor pois fatalmente acontecerão problemas mais perto da data do fechamento da Vono.

A Portabilidade de linhas Vono está logicamente sendo feita em grande escala e certamente gerará atrasos de ultima hora.

Planos

Nosso único plano é atender você da forma mais econômica que um serviço de alta qualidade permite.

Por este motivo trabalhamos basicamente com pós-pagos compostos de uma taxa mensal fixa e valores por minuto.

No entanto, algumas pessoas preferem ter alguma previsão de quanto vão gastar, por este motivo criamos alguns planos baseados em valores fixos mensais.

Se for melhor para você pode sim se enquadrar em um dos planos mas, o que é muito importante:

Voce nunca  vai ficar sem telefone de uma hora para outra porque seu plano esgotou!

Nós não cortamos clientes exceto por inadimplência (mesmo assim depois de avisar bastante…)

Se os minutos do seu plano terminarem nós manteremos sua linha funcionando e emitiremos apenas uma cobrança de excedente.

Mas será pela mesma tabela, você não paga mais caro os minutos que excederem o plano!

Fidelização

A nossa empresa foi fundada em 1981 e temos clientes com mais de 30 anos de casa.
Este é o nosso conceito de fidelização!
Caso você não esteja contente com algo ou tenha encontrado opção que atenda suas necessidades de forma mais adequada para você, pode sair da SPBrasil a hora que quiser, sem nenhum tipo de fidelização ou vínculo.

Preferimos ter certeza que nossos clientes estão aqui por gostarem do serviço que prestamos há várias décadas e não por estarem presos a um contrato.

Rede


Para você que ainda não nos conhece, qual é a nossa qualidade?

Temos um Data Center próprio e atendemos grandes empresas em especial montadoras na região do ABC em São Paulo, transportadoras,

Inúmeras empresas de serviço, concessionárias de rodovias, e muitas outras empresas onde a comunicação é essencial.

Portabilidade de linhas VonoNossa infraestrutura de rede, juntamente com a de nossos operadores de backbone, conta com pontos de presença (POPs) em todas as capitais.

 

Só atendemos DDDs onde nós ou os operadores com quem mantemos parceria tem presença física.

Caso contrário preferimos não vender linhas naquele DDD a fornecer um serviço duvidoso.

Tomamos um cuidado enorme com qualidade pois atendemos empresas há mais de 30 anos sem nunca prende-las por contrato. Só a nossa qualidade pode segurar você aqui.

Um favorzinho final

A maioria dos clientes Vono que tem migrado para nós, tem feito a migração devido ao fechamento da Vono mas a maioria fala muito bem da empresa.

Nós temos muita tradição em atendimento e qualidade de serviços e nos sentimos muito gratos de estarmos sendo recomendados aos usuários da Vono por várias empresas que são nossas clientes.

Se você veio por uma dessas recomendações não deixe de nos dizer pois faremos questão de agradecer a gentileza.

Para saber mais

Caso você queira mais informações sobre como funciona o VOIP, continue a ler a nossa página sobre Telefonia IP

Ou, se preferir entre em contato conosco.
Obrigado por nos consultar.

Informações e Solicitação de Portabilidade.

 Telefonia IP – O novo telefone!

Telefonia Voip IP SPBrasil QR Code
Telefonia IP

Configurar Email

Configurar Email Windows Phone

Configurar email da SPBrasil.

Os Emails da SPBrasil usam a mais moderna tecnologia de Email na Nuvem.
Usando nossos emails, mesmo que o seu computador quebre ou seja perdido, todos os seus emails e pastas estarão a salvo!

Além disto, você pode acessa-los via web, no computador, no smartfone ou no tablet ao mesmo tempo e todos se comportarão como uma unica máquina. Ou seja, se você enviar um email o email enviado aparecerá na caixa de enviados em todas as maquinas, se você apagar será apagado em todas e se responder a resposta aparecerá em todas.

Para isto, no entanto, é preciso configura-los no modo IMAP, seguindo as orientações abaixo. Veja qual é o seu equipamento e siga a orientação referente a ele.

Qualquer duvida lembre-se, nosso suporte técnico está sempre à sua disposição!

Configurar email no computador – Outlook

Configurar email no Smartfone Android

Configurar email no iPhone

Configurar email no Windows Phone

Qualquer duvida estamos à sua disposição.

 Fale conosco!

 

 

 

 

 

Entrar no Email em viagem

Entrar no email quando você está viajando para fora do Brasil pode ser um problema.

Isto acontece porque em alguns países as operadoras bloqueiam algumas funções, alguns hotéis fazem restrições no wireless, mas, principalmente, em alguns países existem restrições governamentais (China, por exemplo) e em outros a internet internacional é uma droga mesmo…

As regras do Marco Civil da Internet só valem aqui no Brasil. Nos outros países os provedores podem fazer o que quiserem.

Não conseguir entrar no email fora do Brasil pode ser devido à problemas técnicos ou de configuração do provedor local, do roteador do hotel, ou bloqueios definidos por razões técnicas ou políticas.

Vamos então a algumas coisas que você pode alterar na sua maquina que podem facilitar o acesso de fora do Brasil:

a) Faça pela ordem e só o necessário pois você terá que desfazer quando voltar.

b) ANOTE antes tudo o que estiver nos campos que você está alterando pois você pode ter que voltar atrás.

1) Acessar seu email pelo webmail em vez de acessar pelo outlook.

Se você tem um email na nuvem da SPBrasil, os emails do seu outlook, smartfone e webmail são idênticos. Você pode acessar de qualquer um deles, sem problema. O outlook e o smartfone ficarão iguais assim que você conseguir conectar o outlook.

Acesse então usando webmail.seudominio.com.br ou http://webmail.spbrasil.com.br caso você seja cliente nosso.

no usuário coloque seu email completo.
na senha coloque a senha do seu email.

Veja agora se consegue entrar no email.

2) Trocar a resolução de endereços da sua máquina.

Você pode também trocar o endereço de resolução de nomes do seu computador para o melhor endereço de resolução mundial que é nos Estados Unidos.

Este endereço “enxerga” o mundo todo. O provedor aí onde você está pode ter dificuldades em localizar maquinas fora do país. Através desta alteração o acesso vai acontecer (a menos que o provedor daí tenha bloqueado)

Na prática você pode alterar e deixar assim. Não precisa voltar este ajuste para trás, mesmo quando voltar ao Brasil.

Correção para Windows 7 ou posteriores:

No Windows XP ou anterior, vá ao Painel de Controle e depois clique em conexões de rede.

entrar no email SP Brasil Provedor Internet

Clique no ícone da conexão de rede no canto inferior direito da tela.

 

 

Clique em Abrir Central de Rede e compartilhamento.

 

 

 

 

 

entrar no email SP Brasil Provedor Internet

 

 

Clique em Gerenciar conexões de rede.

 

 

 

entrar no email SP Brasil Provedor Internet

 

 

Escolha a conexão que voce está usando (normalmente wireless ou sem fio)

 

Clique com o botão da direita em Propriedades e siga a sequencia abaixo:.

entrar no email SP Brasil Provedor Internet

Escolha: Protocolo TCP-IP (2)  e clique em propriedades (3).

(4) Clique em “usar os seguintes endereços de DNS”

Coloque:

8.8.8.8  na primeira linha.

8.8.4.4 na segunda linha.

Dê OK e feche todas as janelas.

Veja agora se consegue entrar no email.

 

3) Mudar o nome dos nossos servidores para os IPs no outlook.

Se nenhum dos dois acima funcionar faça então no Outlook:

entrar no email SP Brasil Provedor Internet

No próprio Outlook entre em Configurações de Conta.

 

 

 

 

entrar no email SP Brasil Provedor Internet

 

Selecione a conta e clique em alterar.

Na primeira tela que aparece mude os valores dos campos:
Servidor de saida de emails e servidor de entrada de emails para o IP do servidor.

Importante:
O IP ao lado é apenas um exemplo.

O IP correto você obtém apenas no suporte técnico do seu provedor.

Se for nosso cliente pode usar:

Migrar_Email_08

porém, como este numero pode mudar, caso não funcione, entre em contato com o nosso suporte.

Veja agora se consegue entrar no email.

4) Solicitar redirecionamento.

Crie uma conta qualquer que funcione aí no país onde você está.

Entre em contato conosco e peça que todos os emails da sua conta sejam redirecionados para o seu email aí neste país mantendo cópias no seu email principal.

Se nada disto der certo, procure outro wireless aí onde você está ou reclame na recepção do hotel, se for o caso.

Fique sempre a vontade em entrar em contato conosco a qualquer momento. Sendo cliente ou não, teremos prazer em ajudar você.

Conte com a SPBrasil.

Importante: Caso o que você queira seja Configurar seu Email, Use um dos links Abaixo:

Configurar Email No Outlook

Configurar Email no Android

Configurar Email no IPhone.

 

 

 

 

 

FTP – Como configurar o FTP

FTP é o nome de um protocolo que permite a computadores trocarem arquivos entre si pela internet.

Você pode, por exemplo mandar uma foto para outra pessoa ou receber um documento word, usando este programa.

No nosso caso, os webdesigners usam este programa para colocar seu site no ar, transferindo os arquivos do computador dele para o nosso servidor.

Outros clientes tem uma área de FTP exclusiva para fazer backup de arquivos importantes, (backup na nuvem) já que os dados que estão nos nossos servidores são extremamente seguros. Disponibilizamos para o cliente um verdadeiro “estacionamento” para seus arquivos.

Agências de Propaganda e Agências Digitais, como a Agência Bit, por exemplo, usam áreas como estas para transferir arquivos muito grandes de arte ou filmes de comerciais, que não caberiam em um email. Com o uso do FTP o cliente vê o filme e aprova, sem ter que ir na agência.

Aqueles programas que voce usa para baixar musicas e filmes são semelhantes só que servem só para baixar arquivos. Este serve para baixar e subir arquivos para uma pasta sua na “nuvem”.

FTP – Download do Programa FTPx

Disponibilizamos aqui um programa que consideramos o mais simples de todos chamado FTPx e ensinamos como configurá-lo.

Clique aqui e baixe o FTPx

FTP – Dados de Configuração

Solicite para nós os seus dados de acesso. Você receberá os seguintes dados:

Host Address:  ftp.xxxxxxxx.com.br     (nome do servidor)
Login                :  nomeusuario                     (nome de usuario)
Password        : XxnnxxXnnx                       (senha)
Initial path   : nomeopcional                     (pasta base, opcional)

(CUIDADO, maiusculas e minusculas são importantes)

FTP – Instalação e Configuração

Aí siga este procedimento de instalação e configuração:

1) De 2 clics no arquivo Ftpx.zip que você recebeu ao clicar no link deste artigo.

2) Arraste os 2 arquivos la de dentro da janela para o seu desktop. (tela)

FTP SPBrasil.com.br

3) Pode fechar a janela do ZIP, você não precisa mais dele.

4) Agora de 2 clics no FTPX.exe que está na sua tela.

FTP SPBrasil.com.br

6) Ele abre então 2 janelas intermediarias, cancele as duas.
A primeira delas pede para você colocar um email, isto permitirá que você acesse outros sites para download de musicas e coisas do tipo, preencha se quiser. Não é necessário para nós.

7) Por fim, vai abrir a janela abaixo. Caso não abra clique no 4o. icone da barra de ícones “connect”
Ele parece um pequeno computador com uma estrelinha ao lado.

FTP SPBrasil.com.br

8) Preencha agora os campos sendo o primeiro o nome da conexão. Coloque o nome da empresa ou do site, não tem importância.

9) Em seguida preencha Host address, login, password e initial path que nós informamos para você. Importante: Se o initial path informado veio em branco, deixe em branco.

Muito importante: O login e a senha levam em conta letras maiúsculas e minúsculas, coloque exatamente como enviamos para você. Cuidado para não colocar um espaço em branco, sem querer, no fim do login ou da senha.

10) Clique agora no botão “Browse” Indicado pela seta azul e escolha a pasta “Desktop” ou “Area de Trabalho” da sua máquina. Com pratica você verá que pode definir uma pasta especifica para isto. É onde os arquivos vão ser entregues na sua máquina.

11) Agora clique na tecla “Save” indicada pela seta verde.

Pronto! Está configurado!

Certifique-se que seu computador está conectado à internet e vamos colocar para funcionar:

12) Clique no icone “Connect”, indicado pela seta vermelha na imagem acima.

13) A qualquer momento, daqui para a frente, pode acontecer que o seu computador estranhe este programa, pois é um tipo de programa para uso profissional apenas. Se isto acontecer vai aparecer a tela abaixo (a qualquer momento) pedindo sua autorização para prosseguir. Logicamente você deve autorizar. Escolha rede privada, publica ou as duas. Depende de onde você esta acessando.

FTP SPBrasil.com.br

13) Para Enviar Arquivos:

É muito fácil!

FTP - SPBrasil.com.br

Depois que clicar no “Connect” espere abrir a janela com os seus arquivos que estão lá no nosso servidor. No primeiro acesso ela estará em branco, é claro.

Aí pegue quantos arquivos quiser e arraste para lá! Só isto.

Para arquivos grandes pode haver demora de até vários minutos para a transferência. Não esqueça que ele está indo, pela internet, para o nosso servidor onde ficará muito bem guardado para você.

Os arquivos transferidos aparecerão assim:

FTP - SPBrasil.com.br

14) Para baixar arquivos de volta.

Neste caso você não pode clicar e arrastar.

Primeiro selecione o arquivo (ou os arquivos) conforme indicado pela seta azul.
Depois clique na seta para baixo indicada pela seta amarela.
O arquivo será enviado para o seu desktop (tela) e também pode demorar se for muito grande.

FTP - SPBrasil.com.br

Opcionalmente você pode:

a) Clicar com o botão da direita no arquivo e escolher “Download to” definindo onde baixar o arquivo caso a caso.

b) Clicar o icone “X” para apagar o arquivo lá no servidor.

c) Clicar com o botão da direita e escolher “New” e depois “Folder” para criar pastas lá no servidor.  Isto permite organizar seus arquivos.

d) Atenção: Se você passar este programa e os dados de configuração para qualquer outra pessoa, ela poderá acessar a sua pasta. Portanto CUIDADO! Apague o email com os dados de acesso e guarde bem a sua senha. Não podemos nos responsabilizar por arquivos movimentados usando a sua senha correta.

e) Você pode solicitar uma segunda senha para identificar se foi você ou outra pessoa que acessou.

f) Você pode pedir restrição de locais, de modo que apenas conexões de locais autorizados  consigam acessar. No entanto é preciso, neste caso, solicitar IP Fixo para a sua operadora em cada um dos locais.

f)  Você pode disponibilizar os arquivos para download pela internet, se você tiver um site conosco. A pessoa pode receber o arquivo da mesma forma que você baixou o programa FTPx aqui nesta página, bastando para isto entrar no seu site.

Acho que é só!

Agradecemos muito observações sobre dificuldades que você possa ter tido no processo de instalação e configuração.

Bom trabalho.
Precisando de algo conte sempre conosco.
Estamos à sua disposição.

Equipe SPBrasil!

 

Listas de Distribuição de Emails

Listas de Distribuição – Gerenciamento

Listas de distribuição de E-mails são extremamente úteis desde que usadas de maneira responsável.

Com o uso de uma lista de distribuição você consegue comunicar-se com todos os seus clientes, funcionários, fornecedores, de uma vez só, e sem distribuir os emails dos participantes junto com o texto.

Ela permite reuniões virtuais, grupos de estudo, grupos de discussão, pesquisas de opinião, entrevistas e várias outras utilidades envolvendo a capacidade de comunicação “um para muitos”,  “muitos para um” ou “muitos para muitos”

Lista de Distribuição de Emails

Ao criar uma lista de distribuição, você define quais emails na empresa estão autorizados a enviar conteúdo para a lista.

Quando recebe o email, nossa máquina solicita uma autorização de envio ao email remetente (só clicar em responder) para se certificar que foi o dono deste email que enviou o texto.

Em seguida envia os emails para toda a lista de emails cadastrada mas, um a um, como se você  os tivesse enviado desta forma.

Os emails das outas pessoas não aparecem no “CC”, nossa máquina envia separadamente e em baixa velocidade (menos de 10 por segundo) de modo que, a menos que haja uma reclamação de alguma pessoa que recebeu o email, não fica configurada a prática de SPAM.

Importante ressaltar que estas listas só podem ser usadas para comunicações internas nas empresas, comunicações para clientes, comunicações para fornecedores.

Pode ser usada para Marketing para emails de procedência conhecida, desde que não gere reclamações.

Caso hajam reclamações de usuários a lista é bloqueada por nós. Se houver reincidência a lista é cancelada.

Lista de Discussão ou Fórum

Nesta configuração, qualquer pessoa cadastrada na lista pode mandar emails para todas as outras. Se alguém responder a resposta também irá para todos. A lista se comporta como uma reunião normal onde todos falam e todos são ouvidos.

É uma solução excelente para discutir assuntos pois, ao contrário dos aplicativos existentes, os participantes não precisam estar on-line o tempo todo. Você pode dar sua opinião e ver as respostas apenas quando voltar a ler emails.

Você pode comparar isto com um grupo do Facebook porém com total privacidade, podendo ser usadas por diretores para decisões internas por exemplo.

Gerenciamento de Lista

Apessoa que gerencia a lista tem acesso a um painel de controle através do qual consegue incluir, excluir participantes, mudar os moderadores e criar novas listas.

Também é possível colocar formulários no site ou desenvolver softwares que façam o cadastramento automático de usuários.

Informe-se na SPBrasil sobre como obter e utilizar suas listas.

Listas – Veja o painel de controle que você vai usar na SPBrasil.

Se quiser, preencha com seu email e envie que entraremos em contato.

Importante: A inclusão ou  exclusão se dará em até 3 dias úteis. Caso haja necessidade entrar em contato com o Suporte Técnico.
____________________________________________________________

Incluir ou Excluir?

IncluirExcluir

Preencher o Email:

@

Definir a Lista onde deve ser lançado:

@

Seu código de Autorização:

Por favor copie o código captcha (sem espaços) Aqui:


____________________________________________________________

 

 

Invasão de Emails – Invasão de Site por Hackers – SPAM

Invasao de Computador
Anote no Tablet ou Smart Fone

 

Invasao do seu Site ou Invasão do seu Email por hackers é uma coisa mais comum do que você pode imaginar.

O objetivo deste texto é explicar como acontece e como você pode se proteger.

Motivo da Invasão:

Uma das atividades remuneradas que um hacker pode ter é roubar endereços de emails e vender as listas para receptadores que, por sua vez, vendem distribuição de mailing pela internet.

Invasão de Computadores e SitesEticamente é uma invasão de privacidade enviar um email comercial para você que não tenha sido solicitado, porém, não é proibido enviar email para uma pessoa qualquer. Baseadas nisto algumas empresas de marketing acham correto comprar listas destes hackers e distribuir centenas de milhares de emails para quem não pediu.

Nós temos uma Agência de Marketing Digital, a Agência.Bit, que sabe que enviar um SPAM poderia até trazer algumas vendas para o cliente mas, para cada cliente que compra, a empresa terá centenas de pessoas irritadas com ela. Por este motivo, não fazemos e não recomendamos SPAM. É um tiro no pé na sua marca. A maioria das pessoas jamais vai recomendar você.

O dia 31/12/2012

No dia 31/12, todos os provedores do Brasil, (a SPBrasil desde outubro), passaram a usar para enviar emails um novo canal chamado “porta 587“. Se você é nosso cliente, lembra que fizemos esta alteração.

O motivo desta mudança foi que a porta anterior, porta 25, permitia que qualquer pessoa, mesmo que não fosse provedor internet, pudesse montar uma máquina em casa (servidor smtp) que enviasse milhões de emails por dia sem assinatura, ou seja, sem que fosse possível identificar quem mandou. A festa acabou aqui no Brasil em 31/12, quando a porta foi bloqueada por todos os provedores do Brasil. (infelizmente nem todos os países fizeram isto ainda)

Hoje em dia, para enviar qualquer email a pessoa precisa ter conta em algum provedor.

Com isto, nós provedores, temos como banir qualquer pessoa que produza SPAMs.

A invasão do seu site ou do seu computador.

As pessoas e empresas que enviam SPAM, obviamente perceberam que nenhum provedor aceitaria suas contas. (vários tentaram abrir contas aqui)

Os hackers então passaram a oferecer o seguinte:

Eles descobrem a senha do seu email  (ou do formulário do seu Site) que são emails legais pelos quais você paga, e configuram o seu email na máquina deles enviando os milhares de emails como se fossem você.

Quando nós percebemos isto, bloqueamos imediatamente o seu email ou o seu site, e avisamos você para tomar as providências explicadas abaixo.

No entanto existem orgãos internacionais de proteção como o SPAMCOP (veja), por exemplo, que, ao perceber que seu email está mandando SPAM, bloqueia seus emails no mundo todo. Mesmo você não tendo culpa de nada (ou tendo culpa, caso ignore as recomendações abaixo) ficará sem poder enviar ou receber emails até que nós provedores solicitemos a liberação afirmando que você é um(a) cliente honesto(a).

Claro que se acontecer pela segunda vez, você e nós seremos bloqueados… e você, provavelmente será convidado a sair do nosso provedor.

Como funciona a Invasão:

O hacker tem 3 alternativas para roubar seu email. Importante: Não se iluda, ele vai tentar as 3!

1) Achar uma brecha de segurança na programação do seu site no formulário ou no email do “fale conosco” automatizado.

Os sites que fazemos na Agência.Bit também são automáticos, porém temos uma pessoa que todo mês entra em contato com o fabricante do “motor” do site (o software) e instala todas as alterações de segurança necessárias!

Como se prevenir:

Se o site foi feito por nós, não se preocupe.
Caso contrário, mesmo que esteja hospedado aqui, você precisa ver com o seu webdesigner se ele está fazendo as manutenções regulares pois não temos acesso ao que ele faz ou não.

Sites, hoje em dia, precisam de manutenção constante. Fale com o seu webdesigner!

2) Roubar sua Senha!

Veja que interessante! Um computador “Core i7” que você encontra em qualquer loja de informática tem a capacidade de processamento de 20 Gflops .

Pasme! isto signfica que ele consegue fazer 20 bilhões de operações matemáticas em um segundo.

E você com isso?

Quanto tempo você acha que ele levaria para tentar todas as alternativas de senha para o seu email caso sua senha seja 080556 (data de aniversário) por exemplo?

Ele começa em 000000 e vai até 999999 num instantinho! E acaba encontrando sua senha!

A partir do bloqueio da porta 25, a alternativa que sobrou para os hackers é descobrir sua senha!

Repare que fazendo isto ele não precisa invadir seu site, nem invadir ou colocar vírus na sua máquina. Basta “chutar” sua senha em uma velocidade incrível.

Outra forma bem fácil:

Entro no seu facebook, vejo seu nome, sua data de nascimento, nome e data de nascimento dos seus pais, filhos, etc. crio uma tabela e peço para o computador lá em cima tentar todas as combinações óbvias.

(letras do nome com datas, todos os anos, os dias, etc. etc.)

 Como se prevenir:

cadeado_seguraTroque suas senhas por senhas fortes.

  1. No minimo 6 caracteres, hoje em dia é preferível usar 8.
  2. Alterne letras e numeros.
  3. Use maiúsculas e Minúsculas.
  4. Não inclua apenas letras do seu nome
  5. Não inclua apenas numeros das datas acima.

Uma senha com estas características tem bilhões e bilhões de combinações possíveis.
A pesar do computador ter capacidade de decobri-la, ele leva várias horas tentando (pois precisa experimentar uma a uma) . O que os computadores invasores fazem é:

– pegar um email
– tentar todas as óbvias.
– tentar todas as numéricas.
– tentar todas as que só contem letras
– Tentar variações de de letras e numeros mais comuns.

Não conseguiu? Desiste e escolhe outro email. (é mais rápido do que continuar tentando)

________________

DICA: Ache sua senha no passado! (desenho que voce gostava, telefone da sua bisavó, placa do seu primeiro automóvel, etc)

Exemplo:  Snoopy -> sN00Py13, palavras como Marmota, Suricato, ZeColmeia, retumbante, etc…

________________

3) Você recebe em seu email, um monte de mensagens do tipo:

  • Clique aqui e Recadastre seu email senão vai parar de funcionar.
  • Clique aqui que o garotinho doente vai receber uma doação.
  • Clique aqui para protestar contra o político…
  • Notificação Judicial… clique para baixar o documento.
  • Herdei alguns milhões e preciso de uma conta para depositá-los.

e alguns mais sutis como:

Assista o vídeo…  Ouça a música… Veja a notícia…

Um conhecido seu, que está com o computador infectado sem saber, manda uma planilha documento do word ou apresentação infectados.

Alguém põe um vídeo infectado no facebook e você clica.

Ao clicar em qualquer um destes você vai perceber que não vai acontecer nada. (aparentemente!)

Na verdade você instalou em seu computador um pequeno programa que pode não ser um vírus ou não ser percebido pelo seu anti-virus por ser muito novo ainda e não constar da ultima atualização que você fez.

Este programa passa a examinar seu outlook, monitorar sua navegação para obter suas senhas quando você as digita e envia o seu email e senha para o hacker.

Como se prevenir:

Mantenha seu anti-virus atualizado.
Passe o anti virus no modo “scanear na próxima inicialização” uma vez por mês.

Nunca clique em nada que você não conheça.

Desconfie daqueles amigos que mandam dezenas de emails para você todos os dias. Eles senha_seguranão são mal intencionados mas tem um comportamento de risco exatamente igual ao que acontece com a AIDS, eles navegam por tantos lugares e coletam tantos arquivos que a chance de ter o computador infectado fica enorme! Os arquivos curiosos ou engraçados são os mais prováveis de serem infectados, (é óbvio).

Agora, se um arquivo de trabalho ou de um parente vier infectado, lembre-se sempre de duas coisas:

1) Se você fez tudo o que podia e foi infectado mesmo assim, paciência. O importante é fazer tudo certo, acidentes acontecem. Nós vamos perceber o problema e avisar você.

Sem Stress. Acontece até com a NASA.

2) Avise rapidamente o seu colega / amigo /parente! Ele pode estar infectando muita gente!

Após a invasão:

Troque sua senha.

Antes de colocar a nova senha no computador, atualize o anti-virus e passe no modo “escanear ao reiniciar”

Qualquer dúvida fale conosco!

_____________________________________________________________

Não se esqueça!Logo Botao SPBrasil modelo V0100

A SPBrasil hospeda sites e emails, mas nós tambem FAZEMOS Sites ou REFORMAMOS o site que voce já tem. Saiba mais…

_____________________________________________________________

Invasao de Computador
Anote aí!