Desafio Divino Maravilhoso – 2013

Desafio Divino Maravilhoso
Desafio Divino Maravilhoso
http://bit.ly/XroW0S

 


Desafio é para você que entende de TI, bits, bytes e afins.

É um desafio para Nerd nenhum botar defeito.
Entrou no ar às 00:00hs do dia 01/01/2013 e valerá por todo o ano.
Caso ninguém consiga decifrar o enigma publicaremos a solução em 2014 com explicações detalhadas, é claro!

O desafio termina quando  três  pessoas postarem  solução correta.

DESAFIO

A imagem abaixo corresponde à conversão é a música “Divino Maravilhoso” em um padrão de cores. (baixe, amplie e veja)

Desafio Divino Maravilhoso 2013

O desafio consiste em você devolver esta imagem de volta em um formato de áudio que permita ouvi-la e também ver o autenticador interno que prova que você conseguiu.
Existem alguns registros binários inaudíveis que incluímos para diferenciar este arquivo da música original. Logo, saberemos quando a solução correta for postada.

História do Desafio

Este desafio partiu de uma brincadeira entre alguns gerentes e diretores de TI de empresas clientes da SPBrasil em um almoço de confraternização, onde se discutia sobre quem entende realmente de TI.

A SPBrasil foi encarregada de criar um desafio tecnicamente complicado que tentará ser resolvido pelos técnicos destas empresas ou por você.

O nosso desafio consiste em propor algo suficientemente complicado que leve meses para ser resolvido ou nem seja resolvido. Se você resolver muito rápido vamos pagar o maior mico…

Se ninguém resolver até 2014, publicaremos a solução passo a passo aqui mesmo neste post, e a vitória será nossa.

Como Participar

Como não se trata de nenhum concurso formal, para participar basta:

1) Curtir nossa página no facebook para se registrar como participante.

2) Baixar a imagem principal acima e convertê-la.

3) Enviar o resultado para a página do facebook ou para  o nosso email de contato.

O resultado deverá ser comentado indicando o passo a passo que você usou para chegar à solução.

Entidades Participantes

Como se trata de uma brincadeira entre diretores em um almoço de confraternização, decidimos por não citar as empresas clientes já que envolveria muita burocracia. Porém, elas farão parte da divulgação do resultado.

As outras entidades participantes (que podem aumentar no decorrer do ano) são:

Grupos no Linkedin:

Estes blogs, grupos, fan pages, etc. abrangem uma fatia bastante considerável de diretores, gerentes, analistas, enfim, profissionais de TI, Marketing Digital e de Eletrônica.

Vencedor(a) do Desafio.

Como isto é um desafio e não um concurso, e o objetivo é vermos quem ganha a queda de braço:

– Ou Nós por criarmos um desafio quase insolúvel.
– Ou Você por mostrar que é muito mais “fera” que nossos técnicos.

Os “prêmios” serão, por enquanto:

  • A divulgação da pessoa que vencer o desafio, caso ela queira, em todos os Blogs, redes sociais e Páginas participantes, além de divulgação interna nos setores de TI das empresas que entraram no desafio. (uns 5.000 profissionais mais ou menos)
  • O Blog “Drinkando” dará o nome do vencedor ou vencedora (ou um nome por ele indicado, da namorada, namorado, esposa, ou outras alternativas) a um  Drink inédito vencedor de um dos concursos do ano do Drinkando, e que será matéria de capa de suas redes sociais.
  • Chocolates Marelisa enviarão como brinde uma cesta de chocolates.

Caso mais algum blog, empresa ou site entre na divulgação, poderá acrescentar prêmios na lista.

Ajude a Divulgar! Quanto mais patrocinadores mais brindes para o vencedor!

 http://bit.ly/XroW0S

 

Desafio Divino Maravilhoso
Desafio Divino Maravilhoso 2013

 

Se ainda quiser tentar solucionar, deixe para ler o resultado depois!

 

 

RESULTADOS

O resultado do desafio foi surpreendente!

Vendedores:

Amauri Alonso da Fonseca Vencedor do DesafioInicialmente achamos que ninguém ou pouca gente resolveria. Pois não deu 3 semanas e o Amauri Alonso da Fonseca, da cidade de Paracambi, no Rio de Janeiro, matou a charada e enviou o arquivo tocando.
O Amauri é um amigo meu de longa data, que desenvolve projetos eletrônicos desde a época do bit a carvão e é uma grande fera mesmo. Não surpreendeu tanto.

Tanto o arquivo quanto a explicação vieram perfeitos.

Como o Amauri é conhecido nosso de longa data, fiquei de levar o prêmio pessoalmente e não fui ainda! Ainda bem que a validade do chocolate é grande.

 

Valter Martinelli Vencedor do DesafioPerto do dia 15/05/2013, o Valter Martinelli  mandou a resposta e o procedimento correto também. Outra fera!

Aí começamos a ficar preocupados! Será que o desafio era muito fácil e nós é que não entendíamos tanto assim do assunto????

Mas ficou por isso mesmo. Em todo o ano de 2014, a pesar dos 18.529 acessos que tivemos entre 01/01/2013 e 31/12/2013, somente eles dois desvendaram o mistério. Cerca de 150 pessoas tentaram pois foi o numero de visitas e downloads do arquivo.

A solução do desafio:

Estrutura de um Arquivo.

Para solucionar este desafio, precisamos entender muito bem o que é um arquivo, e como o computador o entende.

Tudo, absolutamente tudo em termos de informação, seja texto, som, cores, filmes, fotos, etc. tem que ser traduzido em bits, ou seja, sinais “1” ou “0”.
Isto por um motivo muito simples, um computador só transporta informações por fios. Estes fios só conseguem estar ligados (“1”) ou desligados (“0”).

A sequencia: 01000001 de informação, por exemplo, é a letra “A” que começa esta frase. Mas também poderia ser uma cor, um som, etc.

Estou detalhando bem isto por um motivo curioso, se você apresentar para um computador um monte de bits, ele não tem como saber se aquilo é uma musica ou um texto ou uma foto, etc. Repare que se você pegar o aquivo chamado azul.bmp (que apresenta a imagem de um quadradinho azul) e renomeá-lo para azul.txt  (clique se quiser baixa-los  clique aqui) o computador reclama mas renomeia. Dando 2 clics você abre o arquivo no bloco de notas normalmente como se fosse um arquivo de texto. Ou seja o computador entende que é texto porque o nome termina com txt e não com bmp!

A extensão do nome do arquivo serve apenas para dizer ao computador: “abra com o bloco de notas” ou “abra com o paint” ou “abra com o excel”.

No entanto, existem vários arquivos diferentes de imagens, sons e vídeos, com regras diferentes de montagem. bmp, jpg, png, etc. São arquivos montados interiormente de maneiras diferentes por motivos diferentes. O arquivo BMP, (bitmap) é o arquivo com a informação mais detalhada, mas é enorme. O arquivo JPG pode apresentar a mesma imagem mas é bem menor por usar técnicas de compactação da informação. Isto porque é o mais comum na internet e se for compactado faz com que a página abra mais rápido.

Para que o programa que vai manipular o arquivo (o paint, o photoshop, o word, excel, etc) saiba quais características o arquivo tem, os arquivos costuma trazer um cabeçalho.

Se voce abrir o Azul.txt acima, vai encontrar algo assim:

BMæ      6   (   2   2         °                  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ    ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ    ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ    ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ  ÿ

As letras BM que o inciam, indicam para o paint que é um bitmap. Portanto o Paint vai ler as informações seguintes do cabeçalho (em binario e não como aparece aí em cima) e lá vai descobrir o formato do arquivo, largura, altura da imagem, e depois começar a ler as cores. Neste caso como só tem azul ele lerá o ÿ (que em binario seria 11111111) ou 100% de azul, em seguida 2 espaços em branco 00000000 e 00000000 dizendo zero de verde e zero de vermelho, compondo então um pixel 100% azul. As varias repeticões deste valor produzirão uma imagem totalmente azul nas dimensões especificadas no cabeçalho.

O nosso Desafio:

O que fizemos então?
Pegamos o arquivo original de uma musica:  Divino Maravilhoso em MP3.

Veja o cabeçalho deste MP3:

ID3……vTENC….@..Free Mp3 Wma ConverterCOMM…_…eng. 00000D1A 00000C51 0000369F 000039DC 0000BEF5 0001AA0E 00008000 000080

Repare que começa com os caracteres ID3 etc…

Acrescentamos um cabeçalho Bitmap antes:

BMnÜ@…..6…(…¦…¦………..8Ü@……………..ÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿID3……vTENC….@..Free Mp3 Wma ConverterTIT2…….Divino MaravilhosoTRCK…….16TALB…….Desafio SPBrasilTYER…….2008T

Este simples cabeçalho faz o programa achar que TUDO o que vem depois dele são informações de cor de um Bitmap. Ele ignora tudo e simplesmente vai colocando 1 ponto de cor a cada 3 bytes e compondo uma imagem!

Alteramos o Texto que aparece no player para “Desafio SPBrasil” pois faz parte do cabeçalho do arquivo, e colocamos mais uma vez este texto lá no meio da musica, o que significa que ela dá uma falhadinha em algum momento mas a informação é tão pequena que nosso ouvido não percebe.

Para não ficar fácil demais, exportamos a imagem Bitmap para PNG, de forma a trocar toda a codificação interna do arquivo. e Postamos na página.

Como resolver?

1) Conversão 1: Raciocinar que o arquivo PNG é compactado e codificado logo para ter acesso aos bits um a um seria preciso converte-lo para BMP 24bits.

2) Uma vez no formato BMP abrir o arquivo e procurar o inicio de um cabeçalho mp3, que seriam as letras ID3

3) Apagar tudo o que estiver antes disto eliminando o cabeçalho “BM” do BMP.

4) Por fim apenas renomear o arquivo de BMP para MP3.

Pronto você tem o MP3 original de volta!

Caso queira tentar, voce pode usar uma ferramenta chamada HxD que é um programa bem util para o estudo e manipulação de arquivo, porém MUITO cuidado. É bem fácil destruir seu HD com ele já que é um verdadeiro bisturi para exploração de bits e bytes.

Mas vale muito a pena se voce ficar apenas no modo de leitura e quiser aprender sobre arquivos.

Basta abrir o programa e arrastar o arquivo a ser analisado para dentro da Janela.

Parabéns ao Amauri e ao Valter e muito obrigado a todos que gostam de tecnologia por prestigiar nossa página.
Se voce quer ver mais coisas interessantes aqui na SP de uma olhada nisto:

Estação Espacial Internacional – Camera ao vivo!

 Até a Próxima!

Eilor de Almeida Marigo
  Eilor A. Marigo